Cunicultura

 


 

 Minicoelho


Apesar de procriarem menos que os pares maiores, as miniaturas são boas reprodutoras e geram de quatro a seis láparos por vez


Texto João Mathias
Consultor Laerte Tvardovskas*


Revista Globo Rural - Seção Como Criar - Edição 287 - Set/09 - www.revistagloborural.globo.com

Talvez pela graciosidade, pelo tamanho das orelhas ou por serem representados por personagens simpáticos em desenhos animados, coelhos são animais muito cativantes, principalmente entre as crianças. Se os de porte comum chamam a atenção logo que são vistos, os da versão miniatura causam fascínio à primeira vista. Mamífero de pelo macio, amigável e bonito, os minicoelhos são idênticos aos pares maiores. Mas, pelas pequenas proporções, despertam ainda mais curiosidade.

De temperamento tranqüilo e pronto para brincadeiras, os minis estão ficando mais populares como bichos de estimação e ampliando as oportunidades para a atividade de criação. Para seu manejo não é preciso um local espaçoso nem muitos recursos. Sítios, chácaras ou até mesmo uma pequena área no fundo de casa pode alojar os minicoelhos, que necessitam de apenas um metro quadrado por exemplar. Instalações simples, que podem ser montadas com tela de arame, telha de barro, alvenaria, viga de madeira ou pilar de tijolo, oferecem condições para o desenvolvimento dos animais.

Os pequenos roedores também não são exigentes na alimentação. Gostam de comer vegetais, sobretudo alfafa, rami, talos de legumes, semente de trigo e aveia. São produtos que podem ser cultivados no mesmo local de criação. De ração peletizada, que deve ser fornecida diariamente para cada um deles, consomem somente 70 gramas.

Também chamada de coelho anão, a espécie domesticada Oryctolagus cuniculus conta com diversas variedades de cores e pelagens disponíveis no mercado. O peso pode oscilar entre 1,3 e 2 quilos, e o tempo médio de vida chega a oito anos. Bons reprodutores, como os coelhos de tamanho convencional, procriam com frequencia, oferecendo bom plantel ao criador.

Porém, ambientes com altas temperaturas devem ser evitados, posto que podem provocar problemas de fertilidade, além de ser fatal. Os minicoelhos são vulneráveis a doenças respiratórias em períodos de elevada umidade relativa do ar ou quando há correntes de ar. Para assegurar menos riscos à atividade, é ainda importante manter as instalações higienizadas. Sem vacinas específicas para coelhos, a prevenção é a melhor forma de manter os animais saudáveis.

RAIO X
CRIAÇÃO MÍNIMA: três grupos de raças diferentes com três fêmeas e um macho
CUSTO: o preço unitário oscila entre R$ 70 e R$ 80
RETORNO: um ano
REPRODUÇÃO: de quatro a seis coelhinhos
MÃOS À OBRA
INÍCIO - cursos oferecidos no mercado dão orientações sobre a atividade, o que pode facilitar para quem não tem experiência com o manejo dos minicoelhos. Adquira exemplares de coelhários com referências e, na hora da escolha, leve em consideração a qualidade genética e a saúde dos animais.
AMBIENTE - locais com temperaturas que variam de 18 a 25 graus célcius são ideais para os minicoelhos, embora eles sejam resistentes ao frio. Já ambientes muito quentes, acima de 30 graus, prejudicam a criação. Previna-se com a construção de galpões arejados, na posição leste-oeste, bem iluminados e com laterais de tela de arame e mureta de 0,5 metro para proteção. Como alternativa para reduzir alguns graus da temperatura, use ventilação interna e acomode mantas térmicas embaixo do telhado, o qual também pode ser resfriado com aspersores de água. Mas não deixe passar correntes de vento com a instalação de cortinas ou o cultivo de uma cerca viva.
GAIOLAS - dentro dos galpões, os minicoelhos ficam em gaiolas de arame galvanizado e com bandejas no fundo para limpeza de dejetos e restos de alimentos. Para abrigar uma fêmea e o ninho com os filhotes, as medidas devem ser de 60x60x40 centímetros. Água e ração são servidos em cumbucas de barro, opções mais baratas que gaiolas com comedouros de chapa galvanizada encontradas no varejo. A madeira é o material para os ninhos de 30x25x15 centímetros, mas o fundo deve contar com uma tela removível para retirar a sujeira.
CUIDADOS - a higienização frequente dos coelhários é necessária para evitar a exposição da criação a riscos de contaminação de doenças. O uso de lança-chamas é recomendado uma vez por mês para limpar o local. Os minicoelhos preferem o silêncio a locais barulhentos, que provocam estresse e ansiedade nos animais, levando-os a ter problemas circulatórios, respiratórios e digestivos.
ALIMENTAÇÃO - os minicoelhos são herbívoros, por isso se alimentam de vegetais, mas em pequenas quantidades. Forneça hortaliças pré-murchadas para que não fermentem e causem problemas intestinais. São aceitas pelos minis alfafa, rami, ramas de batata-doce, aveia e feijão guandu, além de outros grãos, abóbora, gramíneas, ervas aromáticas e banana. Como têm habito noturno, eles se alimentam à noite. Para ganhar peso mais rapidamente, ofereça ração peletizada específica para o consumo de coelhos na quantidade diária de 70 gramas. Água limpa e fresca à vontade.
REPRODUÇÃO - o coelho anão é bom procriador, porém gera menos filhotes que as espécies maiores. Dos minis nascem de quatro a seis crias após um mês do acasalamento. Os láparos devem ser mantidos aquecidos sob 35 a 39 graus célcius, o que pode ser feito com a aproximação de uma lâmpada de 60 Watts acesa. Em 35 dias são desmamados. A cobertura, que acontece durante segundos, tem melhor resultado quando realizada pela manhã e no entardecer. Leve a fêmea até a gaiola do macho nesses horários.

*Laerte Tvardovskas é criador de coelhos, Granja Coelho Bela Vista, Rua das Laranjas, 73, CEP 13233-000, Campo Limpo Paulista, SP, tel. (11) 4039-2459, coelhobv@terra.com.br, www.coelhos.com.br
Onde adquirir: A coelho Bela Vista atende todo o Brasil, (11) 4039-2459
Mais informações: Pierre J. Alonso é zootecnista, tel. (11) 9621-7725, pierre.alonso@uol.com.br

 


 

 

AGROBRASILIA 2010

 

Realizada de 11 a 15 de maio de 2010

Realizada de 11 a 15 de maio de 2010, no Parque de Exposições Ivaldo Cenci, NA BR 130, UM AGROBRASILIA militam e Uma Feira de Negócios Que Nos últimos dez anos Dois Espaço Aberto Para a Participação de entidades Que nenhuma Meio rural do Distrito Federal e entorno. A Associação dos Cunicultores de Brasília Seu dez Realizado sem Papel sentido de introduzir e fortalecer Uma atividade produtiva "cunicultura" como forma de Opção n Pequenos Produtores, n Além de hum Ser o ideal Agricultor familiar Ocupação, considerando requerer Pouco Espaço e Recursos Parágrafo sua implantação . Com stand montado UM, Uma ACB PoDE apresentar Produtos de artesanato com coelho Feitos, Além de fornecer Informação Para os Iniciantes E não se se interessados se Assunto.

 

Contamos com Uma Participação da Associada Jenisvânia Cavalcante, cunicultora do Rio Grande do Norte, nsa Que prestigiou COM SUA Presença e Uma Vez Que Não Não DF curta Quem EXISTE peles de coelhos, a peles curtidas Trouxe Colega, chaveiros e bolsas confeccionadas com peles curtidas em Recife. Queremos parabenizá-la Viajar Pelo Espírito Empreendedor Que nominal de hum Tão Longe fez Junto conosco, mostrar Como potencialidades da atividade. E Demonstrando Uma Capacidade do brasileiro cunicultor, autora do livro Jenisvânia Cunicultura É Uma Atividade Produtiva viável é.

 

Nos sentimos honrados com Uma PRESENÇA DE ALGUMAS Autoridades Que se fizeram Presentes Em Nosso estande, dentre ELAS Citamos o Dr Dilson Rezende, presidente da EMATER-DF, em SUA Que Juventude, cunicultor Também Foi, em especial Agradecemos Pela presteza Que temos Encontrado sem atendimento Desta conceituada Instituição.

 

Além da atividade da Exposição e Divulgação dos Produtos oriundos da cunicultura, a ACB Não promoveu dia 14/05 Uma Reunião de trabalho, palestras Onde Foram apresentadas Sobre Sanidade, nutrição e controle zootécnico.

 

Tivemos Uma Presença dos Criadores Cláudio Duarte e Ronildo Borges, Coelho & Cia e Coelhos do Luar, respectivamente, esperamos Uma Maior Participação de Outros Eventos Criadores em Futuros.

 

Como Vejam fotos do Evento abaixo:

 

Saiba Mais Sobre a Criação de Coelhos Entrando em Contato Pelo Site Link: